Buscar
  • ASA

A ASA contribui com a Pastoral dos Migrantes através de seus projetos sociais

Atualizado: 9 de Set de 2019


A Ação Social Arquidiocesana (ASA), através de seus projetos vem contribuindo com o desenvolvimento das atividades realizadas pela Pastoral dos Migrantes, através a doação de pães, refeições e alimentos a Pastoral.



A parceria com a ASA, no que se refere à disponibilidade de alimentação (almoço) para os migrantes e refugiados, tem contribuído no auxílio aos migrantes e refugiados na busca pelo trabalho. Após uma manhã procurando emprego ter a garantia de uma refeição, no horário do almoço, garante as estas pessoas energia para continuar a procura no horário da tarde.




O Projeto Centro Social Arquidiocesano São José, localizado no Centro de João Pessoa, tem possibilitado que as pessoas cadastradas na Pastoral dos Migrantes possam fazer as refeições (almoço), nos dias que estão em João Pessoa a procura de trabalho.



De acordo com Arivaldo Sezyshta, coordenador da Pastoral dos Migrantes “como a Casa do Migrante está localizada em Jacumã, no município do Conde, eles se deslocam para o centro de João Pessoa, onde passam o dia na busca de trabalho. Ter a certeza do almoço é fundamental para que possam passar o dia na cidade, aproveitando melhor o tempo e a viagem”, relatou.



Outro projeto da ASA, que tem contribuído com a Pastoral dos Migrantes é o Projeto Padaria e Miniusina Mimo do Céu, conhecido por Vaca Mecânica, através da doação de pães a base de soja. Para o coordenador da Pastoral dos Migrantes, essa ajuda contribui na redução de gastos e possibilita a utilização em outras necessidades da Casa do Migrante. “Quanto à entrega de pães tem ajudado na continuidade do Projeto de Acolhida a Migrantes e Refugiados e na continuidade da própria Casa do Migrante, que pode utilizar os poucos recursos que dispõe para outras questões, uma vez que o pão está assegurado”, frisou Aryvaldo.



A Arquidiocese da Paraíba junto a causa dos migrantes e refugiados na Paraíba, tem ajudado de forma concreta através do pagamento do aluguel de uma casa de apoio em Mangabeira e com a realização de campanhas para arrecadação de alimentos e roupas em algumas paróquias. Ações fundamentais para a realização de um trabalho mais sólido junto a estas pessoas que precisam de apoio nesse momento de retomada de suas vidas em outro País.


Sobre a Pastoral dos Migrantes



Existe na Arquidiocese da Paraíba uma equipe vinculada ao Serviço Pastoral dos Migrantes Nacional, uma Pastoral Social pertencente à estrutura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Essa equipe se ocupa dos assuntos vinculados à vida dos migrantes no território da Arquidiocese, seja no que diz respeito à migração sazonal, ao acolhimento a refugiados e ao acompanhamento a imigrantes em geral.




Maiores informações sobre a Pastoral dos Migrantes:

Coordenador: Arivaldo Sezyshta

Telefone: (83) 98801-2417

E-mail: spmnecasadomigrante@gmail.com

0 visualização

Praça Dom Adauto, S/N - Centro, 58010-670 - João Pessoa-PB

Contato: (83) 3133-1000