Buscar
  • ASA

Palestra conscientiza usuários do Projeto Casa de Convivência sobre a prevenção ao suicídio


Foi realizado no mês alusivo a Prevenção ao Suicídio "Setembro Amarelo", em 11 de setembro, no Centro Social Arquidiocesano São José, uma palestra de conscientização a respeito da prevenção ao suicídio. Esta atividade teve como público principal os usuários do Projeto Casa de Convivência João Paulo II: grupo de homens, transexuais e travestis participantes do projeto da Ação Social Arquidiocesana (ASA).


Contou com o apoio do Psicólogo Edilson Cavalcante, do Hospital Memorial São Francisco. A palestra teve como objetivo a conscientização a respeito da prevenção ao suicídio. Teve como pontos abordados : a importância da vida; a ideação suicida como problema de saúde, tão importante quanto as outras áreas da saúde (física e mental); e que somos os principais agentes de transformação as nossas vidas e histórias.


Para a Psicólogo clínico e hospitalar Edilson Cavalvante, convidado para abordar esse tema de muita importância para o público do projeto da Ação Social Arquidiocesana (ASA). "Estudos apontam que toda pessoa pode ter ideação suicida, dependendo de sua estrutura psíquica. Mas pessoas que tem uma doença crônica, acabam fazendo parte de um grupo mais vulnerável, visto que o suicídio poderia se encaixar como "solução" para seu problema de saúde. E também pela questão da aceitação e enfrentamento de tal patologia, neste caso aqui a sorologia positiva", destacou o psicólogo.



Participaram 52 participantes do projeto. A palestra foi muito importante para abrir ao esclarecimento e reflexão a cerca desta temática tão importante, mas, ainda cheia de mitos. "É importante falar que a ideação suicida pode acontecer, que é uma questão de saúde e por tanto tem tratamento, tem um caminho. Como é importante buscar ajuda médica e psicológica", ressaltou Jéssica Pernambuco, psicóloga do Projeto Casa de Convivência João Paulo II.


Através deste momento de troca os participantes também puderam se ver como agentes que levam a informação a outras pessoas, sabendo a importância de escutar e não julgar a dor do próximo.


Maiores informações sobre o Projeto:


Projeto Casa de Convivência João Paulo II

Coordenadora: Maria Goretti Felismino Rolim

Contato: (83) 3041-8433

E-mail: casadeconvivencia@asapb.com.br


0 visualização

Praça Dom Adauto, S/N - Centro, 58010-670 - João Pessoa-PB

Contato: (83) 3133-1000